Como vem acontecendo, a revista Você S/A do mês de setembro traz uma edição especial das 150 melhores empresas para você trabalhar. É um bom momento para uma análise da nossa contribuição, como profissionais de Recursos Humanos, nas empresas que trabalhamos ou prestamos consultoria.
A revista apresenta matérias iniciais com um balanço, uma análise geral de todas as informações que foram colhidas e analisadas, e é impressionante como me percebi em vários momentos familiarizada com as ações e questões levantadas. Por exemplo: a liderança, um assunto muito discutido com sendo primordial para unir os valores e os desejos dos funcionários à cultura e aos objetivos estratégicos da organização, ganha destaque no diferencial das empresas presentes no ranking, no qual eles consideram a liderança como alicerce do sucesso.
Também é tratado, em uma reportagem especial, do profissional que as empresas buscam no mercado e como reter esses talentos na empresa. Com o nosso mercado aquecido, os profissionais se sentem mais seguros e, portanto, mais seletivos na escolhas das empresas para trabalhar. O desafio do momento é fidelizar seu funcionário para que ele permaneça e continue dando resultados.
O melhor e o pior das empresas são apresentados como sinal de alerta do que deve ser mantido e o que deve ser implantado de fato, e não só no discurso. Questões relativas à participação no planejamento, comunicação eficaz, crescimento na carreira, remuneração justa, clima de trabalho, dentro outras, são apontadas como problemas nessas empresas. Realidade essa, similar às nossas e a tantas outras.
Não podia faltar o assunto da rentabilidade, já que felicidade no trabalho e rentabilidade podem e devem andar juntas. A questão é saber como fazer para conciliar esses dois interesses determinantes para o sucesso do negócio.
Enfim, poderia decorrer muito mais sobre essa edição, que é uma fonte rica de inspiração para nossos desafios. Acredito que, mesmo em empresas diferentes, vivemos realidades parecidas, umas melhores outras piores. E devemos utilizar esse benchmarking e perceber que não precisamos de grandes ações para implementarmos uma política consistente de gestão de pessoas, afim de conseguir um bom desempenho e uma boa satisfação dos funcionários.
Para quem acredita que essa troca de informações favoreça nosso trabalho, outra oportunidade de conhecer as melhores práticas de gestão de pessoas é participar do Circuito entre Líderes 2010: http://www.mindquest.com.br/evento/circuito2010/evento.html.